segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Biografia de escritores

Arthur Conan Doyle

Escritor escocês (22/5/1859-7/7/1930). Criador de Sherlock Holmes, o detetive mais célebre da literatura mundial. Filho de católicos irlandeses, nasce em Edimburgo, onde se forma em medicina, profissão que continua a exercer no início da carreira de escritor.

Seu primeiro livro, Um Estudo em Vermelho, publicado em 1887, introduz o meticuloso, observador e eficiente Sherlock Holmes e seu alter ego, Dr. Watson, bem como um aparato de investigações relacionado a Baker Street, a casa fictícia de Holmes.

Mais tarde, a partir de 1891, As Aventuras de Sherlock Holmes transformam-se em série na Strand Magazine. Cansado da própria criação, Doyle tenta matar o personagem, mas é obrigado a revivê-lo em 1903. Redige também romances históricos, como The White Company (1890), e peças de teatro.

Serve como clínico na Guerra dos Bôeres (1899-1903) e pelo panfleto The War in South Africa recebe o título de sir em 1902. Escreve ainda sobre o espiritismo, religião a que se converte após a morte do filho Kingsley. Morre em Crowborough, Sussex, Inglaterra.

Quem nunca ouviu falar do detetive Sherlock Holmes? Foi com esse personagem que iniciou minha admiração pelas histórias de mistério lá na minha infância. Até pedi pra minha mãe um joguinho da Scotland Yard para brincar de detetive. Tenho ele até hoje.

São fantásticas as resoluções de crimes através de métodos de dedução e raciocínio lógico, praticamente inexistentes nos romances policiais de hoje. Conan Doyle é uma de minhas inspirações para compor meus textos...







Um comentário:

  1. Isso mesmo! Lá sempre tem escritores comentando e lendo os tópicos. Até estranhei em não ver a enquete do seu livro. Depois te envio um e-mail pra adquirir um exemplar seu.

    ResponderExcluir