sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Relembrando as bandas: Velvet Underground

Velvet Underground

O Velvet Underground foi, inegavelmente, uma das bandas mais importantes e influentes já surgidas. Originais em seu tempo e cultuados hoje em dia, a banda de Lou Reed praticamente criou uma cultura para o rock ‘n’ roll, inserindo valores insuspeitados até então e tornando-se uma referência para 9 a cada 10 bandas que tenham qualquer pretensão de soar alternativa após ela. Coverizados, citados e copiados, artísticos e malditos, geniais e chapadaços, cult para a maioria e no mínimo familiar para o resto, a influência e a importância histórica da banda é difícil de traduzir em palavras, pois está presente em todos os aspectos e obscuridades da música contemporânea.

Lou Reed e Sterling Morrison eram amigos na Syracuse University nos anos 60 em Nova York. John Cale, que nasceu no país de Gales, se juntou a eles em 1963 para formar um grupo que tirasse do papel as letras que Reed costumava escrever. Como um trio chamado The Primitives, a banda gravou uma demo de 4 músicas que possuia Heroin e Venus in Furs em seu tracklist. Enquanto procuravam mercado no Reino Unido, onde a demo teve alta circulação, uma oportunidade surgiu no terreno de casa: o promotor Al Aronowitz ofereceu a eles a abertura de um show do Myddle Class, uma das bandas que ele cuidava. Aceitando a oferta, Reed, Morrison e Cale saíram atrás de um baterista. Reed lembrou de um colega seu de faculdade, Jim Tucker, cuja irmã que era baterista: Maureen Tucker aceitou o convite e estava fechada a formação do grupo, que tinha Lou Reed na guitarra e vocais, Morrison também na guitarra e Cale no baixo.

Finalmente então o Velvet começou a gravar seu primeiro disco, em abril de 1966, no TTG Studios, na Califórnia. Seu lançamento não ocorreu logo após findadas as gravações: devido ao pesado conteúdo lírico, a musicalidade pouco convencional da banda e até a controversa capa da banana bolada por Warhol, o disco encontrou resistências e só conseguiu ser lançado no começo de 1967.

Nico e Lou Reed Para se ter uma idéia do alcance e atemporalidade do debut da banda, basta lembrar de onde veio a inspiração para o nome da revolução checa que em novembro de 1989 derrubou pacificamente o regime comunista daquele país: Velvet Revolution. Seu tracklist hoje em dia parece uma coletânea: estão lá clássicos como Heroin, All Tomorrow’s Parties, Femme Fatale e Venus In Furs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário