segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Meus livros lidos em 2010

O último adeus de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

Sinopse

O engenhoso detetive Sherlck Holmes foi criado em 1887 pelo médico e romancista inglês. O curioso é que o personagem de ficção se tornou mais célebre do que seu criador. O nome do detetive Sherlock Holmes apareceu pela primeira vez no livro Um Estudo Vermelho. Doyle criou o mistério que arrebata, o terror transfigurado em beleza, a pesquisa apaixonante e as soluções imprevisíveis.



Excelente coletânea das histórias do grande detetive Sherlock Holmes.

A dedução do personagem em cima de fatores que parecem insignificantes é que tornam suas histórias charmosas. Faz com que a gente trace uma analogia com detalhes de nossa vida que passam despercebidos por parecerem sem importância, mas que na verdade são a chave de nossos problemas.

Destaco a história O DETETIVE AGONIZANTE, onde Holmes se faz passar por doente para desmascarar um assassino.

3 comentários:

  1. Eu sou uma fã inveterada de Sherlock Holmes e de Arthur Conan Doyle. Eu sempre acho estranho os casos em que o personagem se torna mais famoso do que o autor...
    Eu tenho alguns livros do sherlock, um deles é a compilação em volume único de todas as histórias em ordem cronológica de lançamento. Custou meio caro na época - 100 reais - mas valeu muito a pena! Tinha histórias que eu nunca tinha lido e eu adorei poder ler tudo em ordem cronológica.
    Uma das coisas que acho mais legal é que os métodos do Sherlock, por mais críticas que já tenham recebido, não são absurdos. Por mais que possa parecer, eles podem ser aplicados na realidade. E foram aplicados pelo próprio Conan Doyle que atuou como investigador consultor da Scotland Yard no seu tempo - muito legal!
    Eu também acho bem interessante a metodologia de aprendizado do Sherlock. Foi uma das coisas que não engoli no filme mais recente. Ele diz no primeiro livro (Um Estudo em Vermelho) que não sabe que são nove os planetas do sistema solar (pobre Plutão, ainda não tinha sido rebaixado). E Watson fica espantado ao ouvir isso. Sherlock explica então que todo conhecimento que não for útil para resolução de crimes, ele simplesmente descarta.
    Enfim, adoro Sherlock \o/

    ResponderExcluir
  2. Excelente ponto de vista, Nani...por mais absurdo que possam parecer os métodos de dedução de Sherlock, eles são totalmente válidos. Apesar de hoje em dia não serem tão usados e valorizados, esses métodos fazem parte da história das investigações policiais.

    ResponderExcluir
  3. Sherlock é um grande detetive, simplesmete uma grande personagem!

    Uma dica o a minesserie Sherlock, que mostra um Sherlock Holmes e um Dr. John nos tempos atuais. MUITO BOM, recomendo.

    ResponderExcluir