segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os 84 anos de Chuck Berry

Se o rock é hoje esse estilo com milhões de adeptos, muito se deve a esse cara que completa hoje 84 anos de vida: Chuck Berry. O pai do rock, título atribuído a ele por muita gente, continua firme nos palcos, inclusive vindo ao Brasil nos últimos anos.

Ele começou na música antes do rock n' roll surgir necessariamente, mas o impulso que deu ao estilo é que realmente valeu. Considerado um dos melhores guitarristas da história da música, influenciou outros instrumentistas, tendo um dos seus principais discípulos nada mais nada menos que Keith Richards, do Rolling Stones.

Em 1952 tocava profissionalmente em uma banda de estilo blues-country. A medida que o guitarrista se destacava como atração principal dos palcos onde se apresentava, o nome do grupo foi mudado para Chuck Berry Combo. Participavam da banda Eddie Hardy (baterista) e Johnnie Johnson (o homenageado oficial da música Johnny B. Goode) e a quem Berry chamada de "o melhor pianista".

O toque inconfundível de sua guitarra imortalizou hits como: "Johnny B. Goode" (1958), "Roll Over Beethoven" (l956) e "Sweet Little Sixteen" (1958). O segredo para conquistar seus ouvintes era prestar atenção na reação de sua audiência e dar a ela o que queria. Tinha uma incrível presença no palco, tocando a guitarra, gesticulando, correndo e fazendo o seu clássico "duck-walk". Por essa razão sua música atravessou gerações, sempre falando diretamente aos jovens.

Muitos anos de vida ainda, Mr. Chuck...tu é o cara !!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário