quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Entrevista com os blogueiros - Raphaela Christante

Meus colegas escritores já ganharam seu espaço aqui no blog com as entrevistas. Agora, é hora de estrear aqueles que tanto colaboram com a divulgação das obras, eventos, lançamentos, etc: OS BLOGUEIROS !!!!!

Quem teve o privilégio de ser a primeira entrevistada foi a Raphaela Christante (essa moça do sorriso bonito aí ao lado), do blog DOCE ENCANTO. Chega de conversa mole...vamos ao que interessa!!!!

1. Quem é Raphaela Christante?

Sou uma menina-mulher de 19 anos, estudante de direito, administradora do blog literário Doce Encanto (que eu adoro, rs *-*). Confio demais em Deus e sou muito ligada a minha família (incluo o namorado). Pretendo trabalhar em algum projeto social que envolva crianças carentes. Amo ler, dançar e cozinhar.


2. De onde surgiu a ideia de criar um blog literário? Há quanto tempo ele surgiu?

Trabalho desde os 16 anos. Comecei como aprendiz no Fórum da minha cidade e em seguida entrei no Cartório de Registro de Imóveis. O que isso tem a ver?! Bom, na época em que entrei no Cartório, meu pai abriu uma empresa e me chamou para trabalhar com ele. Claro que eu aceitei. O problema é que só tinha (e ainda tem) eu de funcionária, ou seja, às vezes eu acabava sem ter nada para fazer. Então comecei a procurar algo que ocupasse meu tempo. Foi quando “descobri” os blogs literários e me apaixonei por esse universo. De cara já quis fazer o meu cantinho *-*

Como eu já gostava de ler, juntei o útil ao agradável ;)

Está no ar desde novembro de 2010.


3. A internet está saturada de blogs literários. Qual o diferencial do Doce Encanto? O que os seguidores do seu blog mais gostam de ver?

Realmente, a quantidade de blogs literários é incrível!

Acredito que o grande diferencial do Doce Encanto são os livros nacionais que eu sempre procuro divulgar. Os seguidores gostam bastante das resenhas e dos vídeos do “No Meu Correio”, onde mostro os últimos livros que chegaram para mim, mas acho que nada “bate” as promoções, rsrs...eles adoram!


4. Em relação às resenhas, o que se vê nos blogs são apresentações de livros recém lançados, tanto nacionais quanto estrangeiros. Em sua opinião, por que os livros mais antigos não ganham espaço?

Eu acho que nunca resenhei livro antigo ;/

Sinceramente, nunca havia pensado nisso. Eu não resenho porque não tenho costume de ler os antigos, mas foi bom você ter perguntado isso, pois vou incluir alguns na minha lista de 2012. ^^


5. Como escritor, considero os blogs literários indispensáveis para a divulgação dos meus livros. Essa ideia é compartilhada pela maioria dos autores. Como é a sua relação com os parceiros do Doce Encanto, sejam os autores ou as editoras? O contato com eles é fácil ou tem gente dura de se negociar?

Minha relação com os parceiros é bem tranquila, são todos muito educados e atenciosos (tanto as editoras quanto os autores). Sempre colaboram com o Doce Encanto, ajudam nas promoções, mandam em primeira mão os lançamentos. Percebe-se que realmente se preocupam em manter uma boa parceria, mas como nem tudo são flores, têm sim algumas editoras que são difíceis de lidar. Às vezes não respondem e-mails ou respondem mas não cumprem com o que falaram, não nos informam sobre novidades, etc. Mas no começo do blog eu levei muito “não” de editoras.


6. Nota-se, ainda, uma preferência pela literatura estrangeira aqui no Brasil. Por mais que os blogueiros e os próprios autores divulguem a literatura nacional, um certo preconceito é visível. Qual a sua opinião em relação a isso?

Infelizmente é verdade. O povo brasileiro tem mania de achar que tudo o que é daqui é ruim, mas eu vejo que isso está mudando. A galera está começando a dar mais chance aos livros nacionais. Quando eu comecei com o blog, sempre que eu ia a uma livraria grande perguntava às funcionárias sobre os livros dos autores parceiros para ver se eles teriam e onde estariam. Quando a livraria tinha, sempre ficava nas prateleiras lá de baixo (onde ninguém jamais procuraria). Eu ficava “P” da vida com isso, porém, ultimamente, tenho visto alguns livros em destaque nas livrarias, como os da Carolina Munhoz (A Fada), Eduardo Spohr (A Batalha do Apocalipse), Leandro Schulai (O Vale dos Anjos), etc.


7. Tem algum gênero literário que você prefere? Quais seus autores favoritos?

Adoro romance e se tiver uma pitada de sobrenatural, melhor ainda! *-* rsrs

Um dos que eu mais gosto e admiro é o Carlos Ruiz Zafón (que por sinal não escreve romance, vai me entender?! Hahaha)


8. Aproveitando que o blog trata de rock n' roll também, apresente-nos suas bandas favoritas, caso goste do gênero.

Não curto muito não, rsrsrs, mas meu namorado adora. Então, algumas bandas eu acabei gostando. Uma delas é o Bon Jovi, que é muito boa! *-*


9. Pra finalizar, deixe um recado para que todos conheçam o Doce Encanto !!!

Convido todo mundo a vir conhecer o Doce Encanto, meu blog literário que eu faço com tanto carinho e dedicação. Lá vocês ficam por dentro das novidades literárias, conferem resenhas de livros (inclusive dos livros do Márcio, rs), conhece muitos autores nacionais e também participa de sorteios. O link é: http://rapha-doceencanto.blogspot.com/ . Espero que gostem :D

Márcio, muito obrigada pelo convite e por esta oportunidade maravilhosa. Foi um prazer participar da entrevista. Que você escreva (e publique) muitos outros livros. Saucesso sempre!!

9 comentários:

  1. Olha eu aíííí!! ;D

    Adorei ter participado da entrevista!!

    ResponderExcluir
  2. Ai que fofa Rafinha, linda a entrevista. Adorei suas respostas. Sucesso Marcio! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que chique Raphinha! Amei sua entrevista, como sempre vc é super simpática, e coloca sim, uma coluna de resenha de livros antigos, vai ser um sucesso, não vi isso em nenhum blog ainda!!! Também adoro o Bon Jovi, fez parte da minha adolescência,rsrs! Parabéns pela entrevista Márcio, Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Eim gente! Minha xará dando entrevista por aí!

    Parabens Raphitcha, linda a entrevistada! Adorei conhecer um pouquinho mais de você e do Doce Encanto! *-* Parabens tbm pro Marcio pela iniciativa!

    P.s.: AMO Bon Jovi!

    Um xero da Rapha para os dois! :*

    ResponderExcluir
  5. Raphaaaaa, lindas suas respostas!

    Marcio, parabéns pela grande entrevista!!!!

    Sucesso a tds!!!!!

    ;)

    bjs***

    ResponderExcluir
  6. OLHA ESSA RAPHA!! Que chique! ;D

    Eu adorei as suas respostas. BON JOVI!!! \m/ O bom é que a na livraria da minha cidade há eventos literários com autores da região... Disto eu posso me orgulhar!
    COMO ASSIM NUNCA RESENHOU UM LIVRO ANTIGO????? Pode fazer isso já, hein? rs! Brincadeira! :P Ultimamente eu tenho resenhado mais livros atuais por causa das parcerias, mas sempre que posso recorro aos grandes mestres da literatura. :P Ou não, né? Como alguém me disse um dia: "sempre existiu literatura ruim. A diferença é que só a boa sobrevive..."

    Abraços e parabéns, Raphaaaaa!! *-*'

    ResponderExcluir
  7. Raphinha, ótimas respostas... Tá toda chique!!Bom!! Você não pode falar que os livrinhos antigos não estão no Doce Encanto, né?? Eu nunca resenhei lançamento...

    ResponderExcluir
  8. AWN, a Rapha tá DIVA, viu?!
    Adorei a entrevista! *-*
    Acho importante isso de divulgar os livros nacionais...
    E awn, eu AMO BON JOVI, cara! *-*

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  9. Oi Geente :D Obrigadao por terem vindo aqui me pretigiar (smp quis falar isso kkkk)
    Pelo visto todo mundo adora Bon Jovi né?

    Ahhh.. então a Tullinha faz as resenhas dos antigos, tem um monte da Agatha Christie.. vão lá visitar!!

    Beeijocas!

    ResponderExcluir