sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Entrevista com os blogueiros - Tatiana Jimenez

A terceira blogueira entrevistada é a carioca Tatiana Jimenez, do Leitora Viciada. Sem mais delongas, como diriam aqui no Rio Grande do Sul, vamos ao bate-papo!!!

1. Quem é Tatiana Jimenez?

Uma moça simples, que não liga para grifes, apesar de ser vaidosa. É apaixonada por livros, quadrinhos (lê, escreve e desenha). É muito perfeccionista, sensível e corajosa. Possui sonhos e ama seu marido e sua cachorra. Tem um lado triste, pois perdeu os pais para o câncer ainda muito jovem.


2. De onde surgiu a ideia de criar um blog literário? Há quanto tempo ele surgiu? Qual o seu principal objetivo ao criá-lo?

Criei o blog para me distrair. Escrevia sobre o que tinha vontade: resenhava livros ou videoclipes; postava dicas sobre alimentação, beleza e saúde; curiosidades sobre vários assuntos, como tecnologia ou história. Há 6 meses atrás resolvi parar de escrever para “ninguém” e deletei todas as postagens que não fossem sobre livros ou quadrinhos e criei o Leitora Viciada.


3. A internet está saturada de blogs literários. A quais fatores você credita esse fenômeno?

São fatores positivos e negativos, como todo fenômeno.
O positivo está no fato de que as pessoas estão lendo mais e compartilhando de forma mais ampla seus interesses literários, além de estarem ajudando os autores nacionais na divulgação. Alguns blogs são excelentes e inspiradores!
O lado negativo é que nem todos os blogueiros pensam no crescimento do blog como algo natural nem na qualidade das resenhas ou postagens. Alguns se preocupam apenas em ganhar livros. Não percebem que resenhar não é resumir a sinopse e que spoiler e plágio são vergonhosos!


4. Em sua opinião, por que é tão raro ver resenhas de clássicos da literatura? Por que livros que saem da classificação de “modinhas” dificilmente aparecem?

Às vezes me incomodo com o fato de parecer que todos os blogs divulgam, leem e resenham os mesmos livros. Quase não se resenha livros mais antigos, mesmo que não sejam clássicos. Acho que o problema está no fato de a maioria resenhar apenas o que recebe das editoras e acabam comprando apenas o que veem em outros blogs, ou seja, lançamentos. Se cada um procurar ler coisas diferentes, como clássicos e livros “não famosos”, os seguidores/leitores ganharão mais. O segredo está na variedade. Eu, por exemplo, já resenhei livros de FC clássica.


5. Como é a sua relação com os parceiros do blog, sejam os autores ou as editoras? O contato com eles é fácil ou tem gente dura de se negociar?

No começo apenas um autor me apoiava, pois a gente se conhecia de um fórum de resenhas literárias. Em seguida, enviei alguns e-mails para editoras e autores. Muitos autores se interessaram e fecharam parcerias, mas com as editoras demorou mais. Hoje em dia tenho muitos parceiros que considero amigos e já recebi convites de autores e editoras, coisa que nunca imaginava ocorrer. Porém, acho que existe um limite. Não pretendo ter um monte de parceiros e não conseguir cumprir com o compromisso.


6. O mercado literário brasileiro sofre com a concorrência de livros de autores estrangeiros. As editoras nacionais lançam no Brasil obras do exterior que já são sucesso de vendas e crítica, o que torna ainda mais difícil para os autores brasileiros a colocação de suas obras no mercado, pois literalmente “estão saindo do zero”. Qual a sua opinião sobre isso?

Entendo o lado das editoras. É menos perigoso publicar algo que já é um sucesso antes de ser lançado. Muitas vezes já existem leitores na espera de determinado título. No entanto, acho errado que as editoras invistam tanto nos livros internacionais e muito pouco ou quase nada nos nacionais. É nitidamente um preconceito.
Imagino que seja complicado e caro avaliar tantos manuscritos, pois hoje em dia quase todo leitor pensa que pode ser escritor. Porém, vejo uma mudança. Já existem editoras dedicadas exclusivamente ao escritor brasileiro, que é tão bom quanto o internacional.
Hoje em dia só não publica o livro quem não tem coragem. Publica-se até mesmo sem editora.
Aproveitando o assunto, sabe o que me dá agonia? Ver as postagens onde os blogueiros mostram o que receberam. Muitos ganham vários livros nacionais dos autores parceiros, mas na hora de comprar gastam uma fortuna em livros... estrangeiros!


7. Tem algum gênero literário que você prefere? Quais seus autores favoritos?

Prefiro fantasia, ficção científica e também livros históricos, mas leio de tudo! Minha autora preferida é a falecida Marion Zimmer Bradley. Sua obra “As Brumas de Avalon” foi minha primeira leitura “adulta”. Gosto também da série Darkover dela, o melhor é “A Dama do Falcão”.


8. Aproveitando que o blog trata de rock n' roll também, apresente-nos suas bandas favoritas, caso goste do gênero.

Não sou roqueira, curto mais pop, mas amo Red Hot Chili Peppers e ainda sou da época que ter o álbum original é importante. Nada melhor que os cds na estante juntinho dos livros! Os álbuns que mais gosto deles: Californication e By the Way. Mas minhas bandas preferidas não são de rock: All Saints e The Prodigy.


9. Pra finalizar, deixe um recado para que todos conheçam o blog Leitora Viciada!!!

Convido a todos que amam livros a visitarem o meu blog. Faço cada postagem com bastante capricho e carinho. Escrevo resenhas e postagens com curiosidades, divulgações, eventos e lançamentos. Não me prendo a apenas um gênero literário ou faixa etária, gosto de divulgar a literatura nacional e posto quase todo dia. Falo um pouco também de quadrinhos.
Sejam bem-vindos e comentem a vontade: www.leitoraviciada.com

Muito obrigada por me entrevistar, me sinto lisonjeada!

7 comentários:

  1. Como eu sou chique!! Obrigada, Marcio, pelo convite! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati!!!

    Vim te dar os parabéns pela entrevista e pelo seu blog, que realmente é um blog de qualidade, de uma pessoa que escreve bem e sabe oq escreve!

    Te adoro menina!

    Suuuper beijo,
    Ligia Porcelaine.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista e pelo blog!
    Leitora Viciada é muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Tati!!!
    Sou seguidora do seu Blog, onde você demonstra sua enorme paixão pelos livros, além é claro de uma enorme dedicação e carinho pelos leitores. Te desejo cada vez mais sucesso! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tina, que maravilha de elogio, obrigada!

      Excluir