sexta-feira, 30 de março de 2012

Resenha - Guardians: vol. 1 (Luciane Rangel)


Editora: Lexia
Ano: 2010
Páginas: 359

Sinopse:

O mundo dos homens é protegido do mundo de malignas criaturas por uma barreira dimensional. Frágil e sob constante ameaça, ela é protegida por doze guerreiros sob os signos das estrelas: os Guardiões. A missão desses jovens, que contam com poderes sobre-humanos, é evitar que catástrofes tomem o mundo, fechando uma fenda na barreira e impedindo a passagem dos monstros. Porém, por mais que tenham incríveis poderes, as fraquezas inerentes aos humanos – o amor, o ódio, a vingança e a hesitação – continuam presentes, tornando a missão um pouco mais difícil do que parecia ser...

Opinião:

Mais um excelente livro brasileiro para incrementar minha estante !!! Apesar de ser direcionado para os chamados “jovens adultos” (YA, na abreviação inglesa), o livro nos proporciona reflexões sobre temas muito pertinentes em nossas vidas. Não ficarei citando trechos da obra, mas, sim, as entrelinhas que nos mostram coisas que cabem discutir.

A leitura flui pois a linguagem é simples e direta. Os personagens são jovens e há utilização de gírias. Doze estão reunidos para lutar contra invasores de outra dimensão e o convívio nessa idade costuma ser turbulento. O primeiro ponto a ser ponderado é a do preconceito. Um casal de lésbicas faz parte da turma dos Guardiões, o que, num primeiro momento, choca, mas depois torna-se algo conciliável.

Em seguida, a questão da vingança. O poder do Guardião passa dos pais para os filhos. Um dos membros atuais considera culpada pela morte de sua mãe a outra integrante do grupo antigo e que, atualmente, lidera os jovens. Como forma de intimidação, ameaça a vida tanto dela quanto da filha.

Temperamentos totalmente diferentes divergem na obra. Entre as garotas, temos rebeldes e patricinhas. Entre os garotos, temos perfeccionistas, malandros e conquistadores.

O grupo de Guardiões anterior, formado pelos pais dos atuais, era muito unido, detalhe que falta ao grupo atual. O tempo para fechar a barreira que une os dois mundos é curto e não há tempo hábil para deixar tudo nos conformes. Duplas ou trios fazem as rondas pela cidade de Tóquio, mas sempre há desavenças que resultam, entre outras coisas, em incompatibilidade de energia.

Esse é apenas o primeiro livro da trilogia GUARDIANS. O decorrer e o desfecho dessa obra eu lerei em breve e daí posso avaliar melhor o que acontecerá com a turma bonita criada pela colega escritora Luciane Rangel.

2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei sua resenha, vc decsreveu muito bem os trechos mais importantes do livro!
    Eu li esta semana o livro e adorei, minha resenha sai amanhã!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir