sábado, 7 de julho de 2012

Entrevista com o blogueiro - Vanessa Vieira da Costa


E mais uma blogueira na nossa sessão de entrevistas. Hoje quem dá o ar de sua graça é a Vanessa Vieira da Costa, do blog Nessa News (ou News Nessa)!!!

1. Quem é Vanessa Vieira da Costa?
Sou uma pessoa extremamente caseira, apaixonada por livros, música, filmes e seriados. Amo meu marido, minha família, animais e plantas e não consigo tolerar injustiças.
          

2. De onde surgiu a ideia de criar um blog literário? Há quanto tempo ele surgiu? Qual o principal objetivo ao criá-lo?
Sempre gostei de escrever, de expressar meu ponto de vista. A ideia partiu do meu marido, que me incentivou a criar o blog para expor a minha opinião. Comecei o Nessa News há três anos e falava de assuntos variados, mas com o passar do tempo, fui refinando os temas abordados e acabei optando apenas pelo mundo literário.
                      
3.  Seu blog NESSA NEWS possui quase 2 mil seguidores e mais de 170 mil acessos. A que você credita esses números generosos? Alguma seção do blog tem um número de acessos muito superior aos demais?
Os leitores do Nessa News são extremamente carinhosos e presentes nos posts. Tenho uma relação de amizade com vários deles, que se tornaram mais do que seguidores no blog. Creio que quando você faz um trabalho honesto, íntegro, às claras, o retorno vem. Procuro ser bem sincera em minhas resenhas, detalhando minuciosamente se gostei ou não de uma obra, e acho que isso conquista um leitor. Muitos blogs elogiam um livro apenas por ser de parceria, e tem medo da reação do autor/editora perante uma crítica negativa. E os leitores não gostam deste tipo de comportamento; eles querem saber o seu ponto de vista, a sua opinião, de forma sincera e transparente.

                      
4. Em sua opinião, por que é tão raro ver resenhas de clássicos da literatura? Por que livros que saem da classificação de “modinhas” e lançamentos dificilmente aparecem?
Clássicos na blogosfera se encontram cada vez mais em escassez. Muitas pessoas, na época de colégio, leram clássicos da nossa literatura forçados, obrigados pelo professor. E creio que devido a essa OBRIGAÇÂO acabaram não tendo prazer em desfrutar deste gênero literário. No que concerne aos blogs, muitos possuem parcerias com editoras, e estas por sua vez, sempre querem ter os seus lançamentos divulgados, e com isso acaba não sobrando espaço para os clássicos. Eu gosto muito dos clássicos, e os meus favoritos são A Moreninha, Dom Casmurro, O Morro dos Ventos Uivantes e Orgulho e Preconceito. Sempre que possível, procuro postar resenha deste gênero no blog.

          
5. Sua relação com editoras e escritores parceiros dá-se de modo tranquilo? Há algum obstáculo nessas relações?
Já ocorreram alguns desentendimentos, conflitos de opiniões, mas nada de muito grave. Porém, há algumas semanas, tive um problema sério envolvendo plágio de uma das minhas resenhas. Comuniquei a autora, já que a garota que me plagiou era parceira dela, e a postura da autora me desagradou muito. Ela disse que iria conversar com a menina, mas acabou fazendo totalmente o contrário e apoiou a plagiadora, como se ela fosse inocente, e inclusive elogiando a resenha “plagiada” dela e pedindo desculpas por eu ter descoberto. Fiquei muito indignada com a situação e a parceria foi desfeita. No blog, tem um post que explica tintim por tintim desta história.


6. Você costuma frequentar bibliotecas, feiras de livros e outros eventos? A leitora Vanessa procura por lançamentos ou livros antigos? Nacionais ou estrangeiros?
Sempre que posso frequento alguns eventos literários e lançamentos de livros. Quanto a livros, não sigo um determinado padrão ou gênero específico. Temos livros ótimos tanto na literatura estrangeira quanto na nacional, e também livros que não são tão bons assim dos dois lados. Leio praticamente quase todos os gêneros, mas confesso não ser muito fã de ficção científica, biografia e auto-ajuda.

                      
7. O mercado literário brasileiro sofre com a concorrência de livros de autores estrangeiros.  As editoras nacionais lançam no Brasil obras do exterior que já são sucesso de vendas e crítica, o que torna ainda mais difícil para os autores brasileiros a colocação de suas obras no mercado, pois literalmente “estão saindo do zero”. Qual a sua opinião sobre isso?
As editoras realmente dão mais ênfase aos livros estrangeiros, e isso é lamentável. Quando publicam um livro nacional, não oferecem todo o suporte que o autor necessita, principalmente no que concerne a divulgação. Muitas ainda acabam não fazendo uma boa revisão e diagramação do texto, o que prejudica e muito a leitura do mesmo. Sem falar dos preços exorbitantes também: um livro estrangeiro, lançamento, geralmente custa na faixa de R$15 à 25,00; já um livro nacional, de R$30 à R$40,00. Isso é fato, e devido ao alto custo dos nacionais, isso acaba incentivando o leitor a optar por um livro mais acessível, ou seja, estrangeiro.
          
                      
8. Jogo rápido de literatura e música: mostre suas preferências!!!

Livro: O Morro dos Ventos Uivantes
Autor: Jane Austen
Qual livro está lendo no momento: Apaixonados, de Lauren Kate
Qual livro gostaria muito de ler: Minha Vida Fora de Série, de Paula Pimenta
Canção inesquecível: I Don’t Wanna Miss a Thing, do Aerosmith
Banda extinta ou artista falecido que gostaria de ressuscitar: Renato Russo, vocalista da Legião Urbana


9. Pra finalizar, deixe um recado para que todos conheçam o blog Nessa News!!!

Olá pessoal! Convido a todos para conhecerem o meu blog literário, o Nessa News (http://www.newsnessa.com/). Nele, vocês encontram resenhas variadas, dicas de livros, promoções de excelentes títulos e entrevistas com vários autores nacionais. Opinem, participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário