Uma das bandas mais seminais e representativas da década de 70, mas que, na ótica da crítica imbecil e reacionária, ostentava injustamente (dividindo com o não menos excelente Uriah Heep) o título de mais malhada.
Formada em 1968, oriunda de Flint, Michigan, USA, tinha Mark Farner nos vocais e guitarras, Don Brewer na bateria (egressos da banda local Terry Knight and The Pack) e Mel Shacher no baixo (este indo do ? & The Misterians) e participações bissextas do próprio Terry Knight. Terry Knight, nos primórdios, era um faz tudo nas performances ao vivo, mas rapidamente retirou-se para assumir a gerência e produção do grupo.
Em 1969 se apresentaram no Atlanta Pop Festival, com grande sucesso e excelente receptividade e repercussão junto ao público presente (estimava-se 50.000 pessoas) e um executivo da major Capitol Records presente ao show acabou contratando-os.
A agressividade e ousadia de Terry Knight não tinha mais limites, beirando a loucura. Chegou a alugar o Madison Square Garden para promover o album Closer To Home, um estrondoso sucesso, apesar de mais uma vez execrado pela crítica.
Com o sucesso, a personalidade difícil de Terry Knight minava o seu relacionamento com a banda, e culminou com sua exclusão/demissão em março de 1972. Isto levou a banda para os tribunais durante um ano de dura batalha judicial, onde afinal sua saída foi indenizada.
Ao final de 1972 o tecladista Craig Frost juntou-se para o album Phoenix. Após este trabalho a banda encurtou seu nome para apenas Grand Funk e finalmente conseguiu emplacar uma música nas rádios, We Are An American Band, que atingiu o #1 no Hit Parade, retirada do álbum de mesmo nome produzido por Todd Rundgreen (virtuose e multiinstrumentista egresso do Nazz e Utopia).
O trabalho antecedente Shinin'On, em função do sucesso do We Are An American Band, conseguiu outro #1 Hit, Locomotion, um remake de Little Eva, mas já no próximo álbum, All The Girls In The World Beware, o declínio começava. Reverteram o nome para Grand Funk Railroad e mantiveram-se juntos, apesar da decadência e brigas, até 1976, para lançar seu “canto do cisne”. O trabalho Good Singin' Good Payin', produzido nada mais nada menos que pelo gênio Frank Zappa , excelente álbum mas pouco comercial.
Mark Farner retirou-se logo após para uma carreira solo obscura (gravou 2 álbuns solo pelo selo Atlantic Records) e os remanescentes acrescidos do guitarrista Bill Elworthye lançarem um álbum sob o nome de Flint (gravaram 2 álbuns, sendo que um deles nunca foi oficialmente lançado).
Após lançar o sofrível Grand Funk Lives, em 1981 o GFR reagrupa-se modificado, acrescido do baixista Dennis Bellinger.
Em 1983 os remanescentes jogam a toalha e decretam oficialmente o fim do GFR. Na década de 90 fizeram apresentações esporádicas beneficentes (das quais foi lançado no Japão o cd "Bósnia") e comemorativas em 1994 no Woodstock 25 anos.
Com o fim do Grand Funk Railroad, Brewer e Frost juntaram-se ao Bob Seeger no Silver Bullit Band e Farner tornou-se um Artista de Cristo, passando a tocar gospel rock (formou uma banda chamada The Godrockers, e lançou 3 discos e uma coletânea pela Frontline Records).
Fonte: www.whiplash.net
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