quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Entrevista com o autor - Hermes Lourenço


Voltamos com uma nova entrevista de um autor nacional. Dessa vez, quem dá a honra de suas palavras é Hermes Lourenço, paulista de Itapeva, mas que atualmente reside em Belo Horizonte. 


1.  Quem é Hermes Lourenço?

Um homem que adora um bom vinho, não vive sem internet, apaixonado por livros de mágica e ilusionismo, não resiste a uma boa partida de xadrez, casado, pai de um casal de filhos maravilhosos, ama a família, fã do sossego e que doou parte do coração bem como sacrificou o próprio tempo pelo amor a arte médica e a magia da escrita.
           
           
2. A ideia de se tornar autor surgiu de onde? Quais foram suas maiores dificuldades para publicar os livros?

Desde pequeno meu amor pelos livros já era evidente, pois minha mãe brindava-me com a leitura de grandes clássicos da literatura. Já na escola adorava as redações – onde eu tinha que ler diante da turma – e todos ficavam encantados com minhas histórias. Então, durante a faculdade tive a ideia de escrever meu primeiro livro, porém desconhecia as técnicas de escrita, na qual acabei me aperfeiçoando e hoje se tornaram parte de minha rotina.

           
3. Em sua obra O ENIGMA DO FOGO SAGRADO, grande parte da trama desenvolve-se em Buenos Aires. Algum motivo especial para desenrolar a história nessa cidade?

A ideia do livro surgiu quando estava passeando em Buenos Aires e em visita ao tumulo de Eva Peron, vi uma rosa branca com um laço azul pouco abaixo das sépalas, pregadas com um percevejo. Então, a ideia da trama instantaneamente surgiu e foi só colocá-la no papel. Foi apenas coincidência a cidade. Eu diria que estava no local certo, na hora certa e surgiu a ideia certa.

           
4. Em seu outro livro, FACES DE UM ANJO, a história tem como tema central um objeto que oferece uma volta no tempo. Sabemos que na realidade isso é impossível. Em sua opinião, se um objeto desses ou qualquer outro similar fosse criado ou encontrado, quais seriam as consequências para a humanidade?

Iria depender muito de quem possuísse tal objeto. Como diria Stan Lee: “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. O homem tem poder ilimitado para criar e também para destruir. A esta decisão caberá o livre arbítrio de cada um. Admiro muito as obras de JJ Benitez, pois ele também explorou a tão sonhada viagem no tempo em sua série “Operação Cavalo de Tróia”, porém, a tecnologia foi empregada para voltar na época de Cristo e acompanhar toda sua via crucis ao lado do Messias. Quer emprego mais maravilhoso para a tão sonhada viagem no tempo?


5. Em ambas as obras você nos apresenta uma forte ligação da trama com questões místicas e religiosas. Em O ENIGMA DO FOGO SAGRADO, temos um grupo religioso exclusivamente feminino e em FACES DE UM ANJO, uma família onde as mulheres têm ligações com a bruxaria. Qual(is) motivo(s) o levaram a escrever sobre esses temas e por que a opção de ter as mulheres como foco?

As mulheres possuem o poder mais maravilhoso do universo – o poder da criação. A fertilidade mitologicamente era representada por diversas religiões por símbolos da deusa mãe – desde Dana da mitologia celta a Vênus da mitologia romana. Criar uma seita de mulheres – O Enigma do Fogo Sagrado -, ou um Coven de bruxas – Faces de um Anjo -, simplesmente foi uma forma de tentar fazer aflorar na pele das mulheres mais sensíveis esse lado místico e mitológico tão belo da criação.


6. Suas obras mesclam tudo o que foi citado acima com o gênero policial, com muita aventura e mistério. Quais são suas inspirações?

Um dos autores que me inspiraram a me tornar escritor foi Edgar Alan Poe. A isso misture um pouco de JJ Benitez, Dan Brown, Tolkien, Arthur Conan Doyle, Ian Fleming e Alexandre Dumas.


7.  Já está trabalhando em um novo livro? Caso sim, poderia nos adiantar o que vem por aí?

            Sim. Meu novo livro irá se chamar A Conspiração Vermelha, que já está sendo diagramado pela Editora Dracaena, com lançamento previsto para o final deste mês ou início de novembro. Desta vez a trama se concentrará sobre o protagonista Harrison Owen, um renomado médico que se envolverá com uma pesquisa cobiçada por grandes potências mundiais, capaz de driblar a morte. Veja mais trailer book: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wyqSUJta8E8


8. Nosso blog fala também sobre rock n' roll. Caso goste do gênero, apresente-nos seus artistas e bandas favoritas.

Sou apaixonado pelo rock! Meu gosto é meio eclético: vai desde Presley, Coldplay, U2, Pink Floyd, Nirvana a Nigthwish.

9. Jogo rápido de literatura e música:

A – Livro(s): O Senhor dos Anéis.
B – Autor(a): JJ Benitez
C – Gênero literário: Mistério
D – Obra que gostaria de ler: O Cemitério de Praga – de Umberto Eco.
E – Obra que releria: Os Três Mosqueteiros
F – Música favorita: The Scientist – Coldplay.
G – Banda extinta ou artista falecido que gostaria de ressuscitar: Kurt Cobain.

10. Pra finalizar, uma mensagem aos leitores do LIVROS E ROCK N' ROLL:  
        
Primeiramente, gostaria de agradecer pela entrevista e dizer que achei as perguntas muito pertinentes, e também parabeniza-lo Márcio pelos seus livros que também tive a oportunidade de ler e resenhá-los em meu blog – http://hmsfenix.blogspot.com -, principalmente em saber, por experiência própria, que ser escritor no Brasil é muito difícil.
Desde já agradeço pelo espaço e também espero ver mais livros teus nas prateleiras aqui de casa. Um forte abraço!

Hermes M. Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário