Contaram com uma coleção expressiva de hits como Come And Get It (composta por Paul McCartney), No Matter What (essa é muito legal), Day After Day, Baby Blue, Without You, entre muitos outros mas, apesar de tudo isso, não conseguiram desfrutar do sucesso de seu trabalho, tendo uma história atribulada e até trágica. Após anos de turnês e inúmeros processos legais (que apenas serviram para enriquecer alguns advogados), os líderes criativos da banda - Pete Ham e Tom Evans - acabaram, em momentos distintos, cometendo suicídio.
Curiosidades da banda:
Quando cometeu suicídio, Tom Evans foi encontrado por seu filho que, ao ver a cena, correu para cozinha e disse à mãe que havia encontrado um homem muito parecido com o pai pendurado na árvore do quintal.
Badfinger - Vem de Bad Finger Boogie, nome inicial para a canção "A Little Help From My Friends" dos Beatles. Eles se chamavam the Iveys quando a Apple Records os contratou e gravaram um Lp, "Maybe Tomorrow", além de dois compactos com esse nome. A maioria do material deste LP foi reeditado como parte do disco de estréia, já como Badfinger, em "Magic Christian", trilha sonora do filme homônimo.
Em 2006, a banda de rock inglesa Def Leppard lançou um album de covers chamado Yeah! no qual aparece uma música do Badfinger: No Matter What. Assim como o Badfinger, o Def Leppard também tem uma história trágica, com um de seus membros - Rick Allen - tendo um dos braços amputado devido a um terrível acidente de carro e outro - Steve Clark - morto pelo alcoolismo.
Discografia:
Como The Iveys
- Maybe Tomorrow (1968)
Como Badfinger
- Magic Christian Music (1970)
- No Dice (1970)
- Straight Up (1971)
- Ass (1973)
- Badfinger (1974)
- Wish You Were Here (1974)
- Airwaves (1979)
- Say No More (1981)
- Day After Day (1990)
- The Best of Badfinger (1995)
- BBC in Concert (1997)
- Head First (2000)
- The Very Best of Badfinger (2000)
Nenhum comentário:
Postar um comentário