terça-feira, 15 de maio de 2012

Entrevista com o autor - Carolina Estrella

E mais uma ENTREVISTA COM O AUTOR na área !!!!

A "vítima" da vez é a carioca Carolina Estrella, minha colega do grupo SELO BRASILEIRO. É essa morena bonita aí do lado, óóó!!!

1. Quem é Carolina Estrella?

Jornalista, escritora e leitora romântica, apaixonada pela vida.        
           
2. A ideia de se tornar autora surgiu de onde? Quais as suas influências?

A ideia surgiu dos diários que eu escrevia na adolescência. Um dia resolvi escrever um livro baseado nos meus relatos e amores antigos. Escrevi rápido e senti um prazer enorme fazendo isso. Descobri, finalmente, um pedaço da minha vocação. Digo um pedaço porque, além de escrever, gosto muito de falar com o público. Então, gostaria de apresentar um programa para jovens e escrever roteiros para novelas.
        
3. Quais foram suas maiores dificuldades para publicar o livro? A sua obra foi bem recebida pelo público?

Quando publiquei, eu não conhecia nada, então fui a uma gráfica, fiz a capa, registrei e imprimi. Montei um lançamento com ajuda de uma amiga e fui à luta batendo de livraria em livraria pedindo para vender meu livro. Como a capa era bonita e a escritora muito simpática (rs), os livreiros foram confiando no meu trabalho e me deixando fazer lançamentos. Nas escolas aconteceu a mesma coisa. Depois de uns meses, montei um projeto chamado “Escrever é legal” e fui participando dos eventos da minha cidade, fazendo amizades e divulgando muito na internet.
           
4. Voltado para o público jovem, GAROTA APAIXONADA EM APUROS, seu primeiro livro, narra fatos que, com certeza, já fizeram parte da vida de todos, principalmente em relação aos casos amorosos, tão fortes e instigantes na fase de adolescência. Qual(is) sua(s) inspiração(ões) para compor essa obra?

Eu me inspirei em minha vida. A história é minha só que com alguns retoques e um pouco de fantasia. Além disso, me inspirei muito nos livros da Meg Cabot, que atualmente é a minha autora preferida.

5. Nos eventos literários você costuma usar acessórios e cores chamativas, como pude conferir na última Bienal, no Rio de Janeiro. Esse artifício tem dado o resultado esperado?

Não é sempre que eu uso tiaras! Sobre as cores, eu as uso todos os dias. Sou uma pessoa que gosta de se vestir com cor, então, é questão de estilo mesmo, não uso buscando resultados, uso mais porque me considero uma princesa mesmo! rs

6. Em breve você lança um novo trabalho. Adiante-nos o que vem por aí!!!!

O livro é a continuação de “Garota apaixonada em apuros” e se chama “Garota apaixonada em férias”. Ele já está pronto e em breve será distribuído nas livrarias. O lançamento está previsto para Junho.

7. Fale ao público sobre os grupos literários dos quais você participa: o SELO BRASILEIRO e o ENTRE LINHAS E LETRAS.

Bom, são dois grupos de autores nacionais que se juntaram para divulgar seus livros. Só que o “Entre linhas e letras” é composto só por mulheres que tem o propósito de incentivar a leitura e dar palestras em escolas e feiras. Como a maioria mora no Rio de Janeiro está sendo bem mais fácil montar eventos e dar palestras. O site do grupo é www.entrelinhaseletras.com

8. Como você avalia o mercado literário no Brasil atualmente? As editoras ainda dão preferência aos livros estrangeiros? Que artifícios são necessários para inserir uma nova obra no mercado?

Algumas editoras ainda dão preferência para livros estrangeiros, mas acho que o mercado está bem mais receptivo para autores nacionais. Só que é aquela coisa: o livro tem que ser bom e estar bem escrito, porque o gasto é maior. Então, o editor tem que ter certeza que o “negócio – livro” vai dar certo, senão ele não vai arriscar.
O que eu tenho visto são muito autores nacionais e pouca qualidade. Acho que nós conseguimos um bom espaço, mas temos que fazer por onde, apresentando obras bem escritas e estudando sempre. Não dá para escrever qualquer coisa e querer publicar de qualquer jeito e menos ainda esperar o sucesso sentado. Aliás, o sucesso para mim é ter muitos livros de qualidade publicados e poder incentivar a leitura em uma criança. Quando eu alcançar isso, serei “famosa”.

9. Jogo rápido de literatura:

A – Livro(s): Orgulho e preconceito
B – Autor(a): Jane Austen e Meg Cabot
C – Gênero: Romances
D – Obra que gostaria de ler: A Rainha da fofoca – Meg Cabot e Emma- Jane Austen
E – Obra que releria: nenhuma. Odeio reler livros


10. Pra finalizar, uma mensagem aos leitores do LIVROS E ROCK N' ROLL.        

            Nunca desistam dos livros. Eles são a porta de entrada para a descoberta de sua essência e o tempero da vida.

Um comentário:

  1. Oi Marcio,

    Obrigada pelo convite da entrevista!

    Adorei :)

    beijos

    ResponderExcluir