sexta-feira, 8 de junho de 2012

Resenha - A Janela de Overton (Glenn Beck)

Editora: Novo Conceito
Ano: 2011
Páginas: 384


Sinopse:


Um plano para destruir a America, há centenas de anos sendo planejado, está prestes a ser colocado em prática. Uma poderosa técnica chamada Overton Window que pode modificar nossas vidas, nossas leis e nosso futuro. Ela funciona manipulando a percepção pública para que nossas ideias pensadas anteriormente pareçam ser radicalmente aceitas. Mude a Janela e mude o debate. Mude o debate e mude o país. Para Noah Gardner, um executivo de Relações Públicas com 20 e poucos anos, é seguro dizer que a teoria política é a única coisa em sua mente. Inteligente, solteiro, bonito e isolado dos problemas do mundo com a riqueza e o poder de seu pai, Noah é muito mais preocupado com o futuro de sua vida social do que o futuro de seu país. Mas tudo isso muda quando Noah encontra Molly Ross, uma mulher que é consumida pelo conhecimento de que a América que conhecemos está prestes a ser perdida para sempre.


Opinião:


O livro puxa muito mais para o lado da reflexão do que da ação. Mostra detalhes do que acontece “debaixo dos panos”, principalmente nas partes política e econômica. Trechos de maior movimentação na obra acontecem com mais gás no último terço do texto.


A expressão “Janela de Overton” registra como pensa a maioria da sociedade num dado momento sobre um determinado assunto. As posições, claro, variam do absolutamente contra ao absolutamente a favor. Para se deslocar essa janela de um lado para o outro, demanda-se trabalho de pessoas especializadas em manipulação da opinião pública.


Isso tudo parece complicado, mas se entende, por exemplo, quando um político muda radicalmente de opinião. Mesmo a sua sendo contrária a maioria dos eleitores, ele passa a ter a mesma opinião para angariar prestígio e, consequentemente, votos. Portanto, ele está deslocando a sua Janela de Overton.


No final do livro, o autor disponibiliza diversos sites e documentos onde podem ser conferidos os dados presentes na trama. Vale a pena conferir para entender melhor o enredo. Um dos casos mais interessantes é o desfalque de mais de 2 trilhões de dólares que aconteceu no dia anterior ao ataque terrorista de 11 de setembro. Coincidência? Tirem suas próprias conclusões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário