Ano: 1988
Páginas: 175
Sinopse:
A história tem como pano de fundo a Revolução Francesa.Narra o conturbado caso de amor entre o jovem Hoffmann e a misteriosa filha de um músico famoso chamada Antonia.Hoffmann , que possui grandes pretensões artísticas, é envolvido por uma série de acontecimentos desconexos que acabam por transformar toda sua vida, direcionando-o a um caminho obscuro e não planejado.
Opinião:
Hoffmann, o personagem principal, toma-se de amores pela bela Antônia e a ela jura amor eterno e fidelidade. Mas em uma viagem a Paris enlouquece por uma dançarina (leia-se prostituta), cujo valor de seus préstimos é quase inalcançável por ele.
O alemão, músico de mão cheia, acaba gastando tudo o que tem na tentativa de juntar dinheiro nos jogos para tentar conhecer as delícias da dançarina. Até o medalhão que carrega no pescoço é alvo de penhora, mas ele consegue juntar dinheiro e corre atrás do desejo. Mas tudo acaba dando errado e sua vida vira do avesso.
Alexandre Dumas nos faz refletir sobre a influência do dinheiro e da soberba em nossas vidas. Uma jura de amor eterno é abalada por uma nova mulher e um objeto de fidelidade é posto em risco para que o dono consiga saciar o desejo proibido. No final do livro, o autor revela de onde veio a inspiração para a história.
Livro indicado para deleitar uma história vivida há alguns séculos, mostrando peculiaridades da época e sentimentos que nos tomam de maneira tórrida, mas até certo ponto, ingênua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário