domingo, 19 de agosto de 2012

Resenha - Miss Brontë (Juliet Gael)

Editora: Larousse
Ano: 2011
Páginas: 400


Sinopse:
Charlotte Brontë passou a infância em pequena vila em Yorkshire, Inglaterra, criando com os irmãos histórias de um mundo imaginário. Anos mais tarde, usou a mesma inspiração para escrever célebres obras, entre elas a primorosa Jane Eyre. Mas, apesar do crescente sucesso e da aclamação da crítica, Charlotte almejava algo mais. Integrar-se à glamourosa Londres e conhecer celebridades do mundo literário não era suficiente para preencher o vazio que corroia sua alma. Miss Brontë: Um Romance é uma história envolvente e reveladora, que mostra o outro lado da família Brontë. 
Opinião:
Quando me aprofundei na história, fiquei na dúvida se a trama tinha algum baseamento real sobre a família Brontë. Descobri que sim apenas na nota da autora presente no fim do livro.
A obra é interessante, pois se passa em décadas remotas e acompanhar os costumes da época nos traz "coisas novas". Com as facilidades trazidas atualmente pela tecnologia, é interessante ver como as coisas funcionavam antigamente.
Entretanto, a obra é monótona em quase sua totalidade, sem nada de aventura que possa dar um fôlego e prender nossos olhos à história. Dois pontos bons passíveis de citação são o mistério dos irmãos Brontë quanto à revelação de seus nomes verdadeiros nas composições dos livros e o relacionamento de Charlotte Brontë com o clérigo Arthur Nicholls, principalmente pelo fato de ela ser recatada e descobrir as delícias da sexualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário